O sistema waterloop COOLBOX é um novo standard para o frio comercial em supermercados de pequena e média dimensão. Uma tecnologia inovadora de alta eficiência e amiga do ambiente.
No sistema waterloop, utilizam-se unidades de refrigeração – coolbox - acopladas diretamente a cada expositor (ou conjunto de expositores), câmara e máquinas de gelo, conferindo autonomia e otimização da eficiência energética. A tecnologia denomina-se waterloop, dado que os permutadores estão ligados a um anel de condensação de água que conduz o calor ao drycooler, voltando posteriormente a água arrefecida às unidades.
A integração com AVAC permite o ajuste do funcionamento do sistema de acordo com a zona climática e as diferentes condições meteorológicas, de forma a otimizar a eficiência energética.
Neste caso, o calor libertado pelo condensador é ainda reaproveitado para a climatização dos diferentes espaços - loja, escritórios e zonas técnicas – e do sistema de águas quentes sanitárias (AQS). Desta forma, torna-se uma combinação interessante, já que permite a adaptação da temperatura ambiente da loja a qualquer tipo de clima.
GESTÃO TÉCNICA CENTRALIZADA
Os sistemas de controlo integrado (GTC), projetados pela RACE, permitem a comutação automática dos modos de funcionamento e a recuperação de energia, procurando sempre o ponto ótimo de consumo e a racionalização energética do edifício.
Através da monitorização remota, é possível acompanhar o funcionamento do sistema e encontrar o ponto ótimo, de forma a aumentar a sua vida útil e a atingir máxima eficiência energética. Além disso, esta análise previne a ocorrência de falhas, ao detetar e solucionar possíveis sintomas.
AMIGO DO AMBIENTE
A crescente consciencialização ambiental, a necessidade de aumentar a eficiência energética dos sistemas e a tendência de construção de lojas de menores dimensões conduziram à aposta da RACE S.A. no sistema waterloop. Neste, é utilizada água e não um fluido frigorigéneo nas tubagens que separam a área de vendas de cada unidade de refrigeração e a razão de fugas anuais é inferior. Consequentemente, a carga de gás necessária é bastante menor, conduzindo a emissões diretas mais baixas que as verificadas em sistemas tradicionais. Por outro lado, como o sistema waterloop apresenta um consumo energético anual inferior, as emissões indiretas também o são. O sistema waterloop apresenta por isso um TEWI inferior, quando comparado com os sistemas tradicionais.